.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

8:00 ás 11:30 - 13:00 ás 17:00

CRESCER SAUDÁVEL

Departamento Vinculado: Espaço da Nutricionista para Programa de Alimentação Escolar

  • PROJETO “CRESCER SAUDÁVEL” – Alimente uma infância consciente

Objetivo Geral – desenvolver atividades de educação nutricional incentivando a melhoria dos hábitos alimentares dos escolares com o objetivo de contribuir para o enfrentamento da obesidade infantil.

Objetivos Específicos

  • Orientar os alunos sobre a importância dos alimentos e seus nutrientes como promotores de saúde;
  • Orientar as crianças quanto à importância da adoção de hábitos alimentares saudáveis e a redução na ingestão de alimentos hipercalóricos e pouco nutritivos;
  • Estimular a atividade física;
  • Incentivar o consumo de alimentos naturais, integrais e regionais, através de oficinas com atividades práticas e preparação de alimentos que envolvem a participação dos alunos.
  • Incentivar a produção de alimentos pelas famílias e o consumo de alimentos saudáveis, sem o uso de conservantes, corantes e outros aditivos.

Público Alvo – Alunos da educação infantil – creche e pré-escolar e ensino fundamental – séries iniciais das escolas municipais e estaduais.

Metodologia - O projeto consiste na realização de oficinas de preparação e degustação de alimentos. Além da atividade prática, também acontecerão atividades sócio educativas incentivando a adoção de uma alimentação saudável.

A atividade prática a ser desenvolvida será a preparação do Biscoito Caseiro, onde os alunos poderão colocar a mão na massa e auxiliar na confecção dos biscoitos com forminhas divertidas.

Ao finalizar a atividade, cada aluno receberá uma embalagem contendo biscoitos e a receita impressa.

Na preparação serão utilizados ingredientes, como açúcar, farinha, manteiga, ovos... o intuito da atividade será orientar o consumo moderado de alimentos elaborados com estes ingredientes pelas famílias. Na educação nutricional, não é necessário somente evitar os alimentos e sim aprender a consumí-los com moderação.

Estas preparações devem ser estimuladas, evitando assim que sejam adquiridos industrializados, pois estes possuem conservantes, corantes e outros aditivos químicos que são prejudiciais à saúde.

A atividade sócio educativa tem como objetivo avaliar o conhecimento das crianças em relação à alimentação e orientar quanto à adoção de uma alimentação saudável.

Tema da atividade: Montando o meu prato saudável!

Materiais necessários: figuras de alimentos que compõem pratos saudáveis.

Descrição da atividade: disponibilizar às crianças, uma folha A4 com o desenho de um prato e as figuras de todos os alimentos, tanto saudáveis, quanto não saudáveis, em seguida, solicitar que as crianças montem a sua própria refeição. Cada uma com seu prato em mãos, as educadoras organizam um círculo com as crianças onde cada dupla apresenta o que montou. Após cada apresentação, as educadoras observam a composição do prato, fornecendo orientações a respeito da escolha feita e, se necessário, oferecem opções de substituição por alimentos saudáveis. As crianças são influenciadas pela mídia a adquirir hábitos inadequados, como o alto consumo de doces, refrigerantes, salgadinhos de pacote, entre outros. Por isso, a importância de trabalhar o tema alimento saudável para que haja a formação de hábitos saudáveis.

Na EMEI Girassol serão confeccionados espetinhos de frutas e uma roda de conversa com o tema Alimentação Saudável.

Ao final da conversa, será passada um caixinha ao som de uma música com perguntas.

Coordenação  - O projeto será coordenado pela Nutricionista Daniele Ullmann Schons Cauduro da Secretaria Municipal de Educação, Nutricionista Graziela Tremea da Secretaria Municipal da Saúde e Extensionista Marta I. Pin Rossini da EMATER-ASCAR/RS. As oficinas de preparação de alimentos serão desenvolvidas em parceria com as merendeiras de cada escola. 

Cronograma de atividades

DataTurnoEscola
18/04/2022TardeEMEF Caetano Periolo
19/04/2022Manhã

EEEF Alfredo Antonelli e

EEEF Pinheiro Machado (extensão)

25/04/2022TardeEMEI Girassol
27/04/2022ManhãEMEI Girassol
02/05/2022TardeEMEF Pinheiro Machado
16/05/2022TardeEMEF Augusto Meyer
23/05/2022TardeEEEF Sagrado Coração de Jesus

 

Outros recursos necessários –

  • Equipamentos e utensílios das cozinhas das escolas.
  • Gêneros alimentícios disponíveis em cada escola, através do Programa de Alimentação Escolar e alimentos adquiridos pela Secretaria Municipal da Saúde.
  • Veículo disponível para o transporte das Nutricionistas e Extensionista até as escolas.

Folha A4, embalagens plásticas e fitas coloridas.

 

 

 

 

 

 

 

 

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Anta Gorda - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.