.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

8:00 ás 11:30 - 13:00 ás 17:00

Secretaria da Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente e Habitação

Programa Controle do Borrachudo

Secretaria da Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente e Habitação



Avaliar

O que achou do serviço?

tick image
Você ainda não avaliou o serviço!

Avaliações opcionais

Esta seção é destinada às avaliações não obrigatórias dos serviços. Você pode ignorar caso queira apenas informar seu grau de satisfação.

No que podemos melhorar?

Quer comentar sua avaliação?

Caso queira receber uma resposta sobre sua avaliação, informe


Descrição:

Quando é calor, são comuns também os inconvenientes mosquitos borrachudos que rodeiam as localidades cortadas por rios, córregos ou riachos. Ano após ano, quando não controlados, atrapalham a vida de todos que “se obrigam” a conviver com eles. Pensando em facilitar o dia-a-dia dos cidadãos antagordenses, a secretaria de agricultura, em parceria com a pasta da saúde e setor do meio ambiente de Anta Gorda, alterou o plano de trabalho da campanha para a aplicação do inseticida biológico Bacillus thuringiensis israelensis (BTI) que dificulta a proliferação de larvas do mosquito.

Conforme o Secretário de Agricultura, desde novembro de 2014, as comunidades do interior do município recebem o produto gratuitamente e o cidadão responsável pela aplicação, em contrapartida pela prestação do serviço, é recompensado com horas de máquinas para sua propriedade. Até então, o subsídio era de apenas 50% do valor total do produto, por parte da administração municipal; a outra metade era paga pelos moradores das comunidades do interior e o aplicador não recebia incentivos para fazê-lo

 “Nossa demanda está em torno de 220 litros por ano, mas vem acrescendo, com o passar do tempo, devido ao aumento da resistência dos mosquitos”, contabiliza. A secretaria possui um mapeamento de todos os pontos de aplicação do BTI, divididos ao longo dos cerca de 130 km de águas que cortam as terras antagordenses.

 Jogar lixo e matérias orgânicas nas águas também aumenta a criação de larvas. “Uma limpeza correta dos rios, evitando dejetos de animais, por exemplo, aliada a preservação da mata ciliar, junto com a correta aplicação do BTI, é a receita mais eficaz para o combate dos mosquitos. Assim será um pouco mais fácil de chegarmos aos índices mínimos de ataques de borrachudos, mas precisamos que todos colaborem e entendam a importância de manter os rios limpos e aplicar corretamente o BTI”, conclui.

 

Sobre o mosquito

O mosquito borrachudo é um inseto da família dos simulídeos, mas que não tem nada a ver com o pernilongo. Os borrachudos gostam de voar durante o dia, com sol quente e ainda bem pequenos. A fêmea é quem dá a picada e se alimenta do sangue de mamíferos. A região da pele atingida incha porque quando o inseto pica injeta uma substância que provoca uma reação alérgica na pele.

A fêmea adulta deposita os ovos em folhas e galhos submersos em água corrente dos riachos. Os ovos viram larvas e pupas, e depois de 25 dias o borrachudo adulto sai de dentro da água. Quando a fêmea é fertilizada, procura um mamífero para picar, porque o desenvolvimento dos ovos que ela carrega depende da proteína do sangue, que pode ser o de um ser humano.

Ao contrário do mosquito da dengue, por exemplo, o borrachudo não gosta de água parada, e quanto mais sujeira houver, melhor para ele. As larvas se alimentam de matéria orgânica por isso, lixo e dejetos de animais são o combustível para o criatório do borrachudo.


Requisitos:

Não Informado!


Serviço Online:

Sim


Telefone:

(51) 3756-1850


Celular:

Não Informado!


E-mail:

saude@antagorda.rs.gov.br


Local:

Não Informado!


Período de Solicitação:

Não Informado!


Meios de Contato:

Não Informado!


Dia e Horário de Atendimento:

Segunda-feira à Quinta-feira das 8hrs às 11h30m e das 13hrs às 17hrs / Sexta-feira das 8hrs às 11h30m e das 13hrs às 16hrs


Documentos Necessários:

Não Informado!


Prazo:

Não Informado!


Forma de Acompanhamento:

Não Informado!


Observações:

Não Informado!


Links Úteis:

Não Informado!

Órgão Responsável:

Secretaria da Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente e Habitação

Secretaria Responsável:

Não Informado!

Arquivos

Nenhum documento cadastrado!
.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Anta Gorda - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.